A Batata Doce vai à Escola...


A Batata Doce soube que a Beterraba tinha participado numa atividade do Clube e também quis mostrar os seus dotes, que vão muito para além das suas excelentes qualidades nutritivas. 
Existem diversas variedades de batata doce, que apresentam cores desde o branco até ao roxo.

                        Batatas doces de diversas variedades

A casca da batata doce pode ser utilizada para preparar um indicador de ácido-base, de fabrico caseiro, económico e bastante divertido. 

Os indicadores de ácido-base são substâncias, ou misturas de substâncias, que mudam de cor quando misturadas com ácidos, bases, ou com substâncias neutras, servindo assim para identificar se um determinado líquido é ácido ou não.
Para além da casca da batata doce, outros materiais vegetais fortemente pigmentados pode ser utilizados para preparar indicadores de ácido-base, sendo a couve-roxa a mais utilizada. 
Couve roxa

No entanto, outros vegetais frutos e flores podem ser utilizados, especialmente aqueles que apresentam cores azuis, roxas e vermelhas. É só ir experimentando, tal como fizemos com a batata doce...

A primeira coisa a fazer é retirar uma casca muito fininha à batata doce e depois fazer uma espécie de chá com esta casca/pele. Este chá é o indicador, pois vai apresentar cores diferentes quando o misturamos com diversos líquidos com diferentes graus de acidez. Desde modo pode ser utilizado para verificar a presença de produtos ácidos.

                Preparação e teste do indicador de batata doce