Bioplástico de leite

A poluição causada pelos plástico é um dos problemas ambientais mais graves que enfrentamos atualmente, pelo que é urgente o desenvolvimento e produção de plásticos de origem biológica, mais biodegradáveis e mais amigos do ambiente. São exemplos destes plásticos, alguns polímeros que se produzem a partir do milho, sendo que atualmente existem alguns projetos de investigação em que se estuda a possibilidade de se produzirem plásticos a partir da batata. Atualmente existe um projeto deste tipo na Universidade de Aveiro.

Produção do bioplástico


Materiais e requisitos necessários

 ·         Recipiente para aquecer o leite.
·         Lamparina de álcool.
·         Papel de filtro/ filtros de café.
·         Frasco grande (de café, p. Ex.)
·         Proveta ou copo de medida.
·         250 ml de leite.
·         25 ml de vinagre ou sumo de limão.
·         3 molas da roupa.
·       Vontade de aprender mais e de acabar com a “praga 
        dos  plásticos”!

Modo de Proceder

1.    Aquecer cerca de 250 ml de leite  e retirar do fogo.
2.    Juntar 25 ml de vinagre (ou sumo de limão) ao leite  e mexer bem a mistura com a ajuda de uma espátula ou de uma colher (formam-se flocos brancos de proteína chamada caseína, que é a matéria prima do nosso bioplástico).
3.    Prender, com molas, o papel de filtro na boca de um frasco grande. Pegar no recipiente quente com um pano e filtrar a mistura, para aproveitar os sólidos brancos (ver fotografias da atividade).4.    Terminada a filtração retirar os sólidos brancos do papel e moldar com as mãos um objeto a gosto5.    Colocar o objeto moldado em cima da folha de alumínio e deixar secar e endurecer (demora alguns dias). Depois de bem seco, pintar a gosto utilizando guaches.

Registos da Repórter Abelhuda

A nossa repórter é muito ecológica e não deixou passar a oportunidade de aprender a fazer plástico biológico! aqui estão os registos desta eco-repórter:

Produção de uma flor em bioplástico de leite