Colónia de alfazema

Nesta atividade, o objectivo é preparar uma colónia caseira de flor de alfazema através de um método simples, a maceração com álcool etílico (etanol).

A maceração é uma técnica de extração em que o material do qual se pretende extrair algum componente é posto em contacto com o líquido extractor durante alguns dias  e à temperatura ambiente. Em linguagem comum corresponde a “pôr de molho”.
Utiliza-se esta técnica na extração de substâncias facilmente permeáveis aos líquidos e solúveis à temperatura ambiente. O líquido penetra nos sólidos e dissolve o componente que interessa extrair. Depois faz-se uma filtração para separar os resíduos sólidos do líquido que tem o componente que interessa dissolvido. Neste caso, o componente que interessa é a essência de alfazema. Por este método preparam-se algumas águas de colónia e licores.

Materiais e requisitos necessários

·         Flor seca de Alfazema
·         Etanol (álcool)
·         Frasco de vidro com tampa.
·         Papel de filtro
·         Garrafinhas de vidro para a colónia
·         Vontade de aprender mais e de cheirar bem !!

Modo de Proceder

  1. Colocar uma porção de flor de alfazema no frasco de vidro e adicionar em quantidade correspondente a cerca do dobro do volume das flores de alfazema. Fechar o frasco com a respetiva tampa. Deixar a macerar durante 3 dias, ao abrigo da luz.

  1. Ao fim de 3 dias filtrar a mistura e colocar o filtrado (colónia) em garrafinhas ou frascos identificados e decorados com rótulos e fitas preparados previamente.

  1. Oferecer a “garrafinha de cheiro” a alguém simpático e receber um belo sorriso!

Registos da Repórter Abelhuda

A nossa repórter é um pouco vaidosa e apresentou-se logo ao serviço quando sentiu o cheirinho a alfazema! Tirou os retratos da atividade  e aprendeu a fazer o seu perfume!

  Preparação de Colónia de Alfazema, com a marca registada do Clube!