Mini- Etar de Plantas Macrófitas Revisitado

No Clube de Ambiente e Património realizam-se atividades diversas, incluindo debates e reflexões sobre temas diversos relacionados com o Ambiente e com o Património. 

Neste âmbito, tem gerado bastante interesse o projeto realizado em 2014 com alunos da Escola D. Nuno Álvares Pereira, Tomar, com o título "Mini-Etar de Plantas Macrófitas".  

As macrófitas são plantas adaptadas a solos alagados, ou plantas aquáticas, e que podem ser utilizadas para tratamento de águas residuais (esgotos) e/ou poluídas. As macrófitas retiram os poluentes da água através das raízes. Alguns desses poluentes constituem nutrientes para as plantas, como é o caso do fósforo e do azoto.
Na figura seguinte encontram-se algumas macrófitas:

Com o projeto "Mini-Etar de Plantas Macrófitas" foram abordadas as questões do tratamento e reutilização das águas residuais, assim como o problema da eutrofização das águas naturais, de uma forma atrativa para os alunos e com a sua participação ativa nas atividades, pelo que constitui uma sugestão didática e pedagógica a replicar.

No tratamento da água residual foi utilizada a tecnologia das zonas húmidas construídas, também conhecida por leitos de macrófitas.

Apresenta-se o vídeo que foi realizado na altura e de acordo com as regras do Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola, ao qual foi apresentado o referido projeto.




Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em: