Formação em Ciências e Educação Ambiental

Realizou-se durante os meses de outubro e novembro a Oficina de Formação "Ensino das Ciências e Educação Ambiental no 1º e no 2º Ciclo de Ensino Básico", destinada a  professores e inserida no plano de atividades do Clube de Ambiente e Património para este ano letivo. 

O projeto de formação, da responsabilidade da professora Mafalda Vaz, teve uma forte componente laboratorial e foram abordadas diversas temáticas relacionadas com o Ambiente e com a aplicação das Ciências Exatas e Naturais ao estudo e compreensão dos fenómenos físicos e naturais.

Foram abordados assuntos como a poluição ambiental, sendo focadas as suas principais causas e consequências, assim como as possíveis estratégias para a mitigação, com especial relevo para as tecnologias ecológicas e sustentáveis, como a fitorremediação.

A problemática das espécies invasoras e da ameaça que representam para as espécies nativas e para a biodiversidade foram também abordadas.
                                                          Apresentação sobre plantas invasoras

O problema da poluição ambiental pelos plásticos foi também abordado, tendo sido focada a necessidade da produção de plásticos ecológicos e biodegradáveis, como alternativa aos polímeros de origem petroquímica.
                                      

                   Preparação e utilização de um indicador de ácido-base obtido a                      partir de  flores de Ipomoea indica (planta trepadeira invasora).


                                    Preparação de um polímero de caseína (bioplástico de leite)


Para todos os temas abordados foram produzidos materiais didáticos para utilização  em contexto de sala de aula.


A formação encontra-se acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e foi disponibilizada através do Centro de Formação "Os Templários".