Realizou-se durante os meses de outubro e novembro a Oficina de Formação "Ensino das Ciências e Educação Ambiental no 1º e no 2º Ciclo de Ensino Básico", destinada a professores e inserida no plano de atividades do Clube de Ambiente e Património para este ano letivo.
O projeto de formação, da responsabilidade da professora Mafalda Vaz, teve uma forte componente laboratorial e foram abordadas diversas temáticas relacionadas com o Ambiente e com a aplicação das Ciências Exatas e Naturais ao estudo e compreensão dos fenómenos físicos e naturais.Foram abordados assuntos como a poluição ambiental, sendo focadas as suas principais causas e consequências, assim como as possíveis estratégias para a mitigação, com especial relevo para as tecnologias ecológicas e sustentáveis, como a fitorremediação.
A problemática das espécies invasoras e da ameaça que representam para as espécies nativas e para a biodiversidade foram também abordadas.
Apresentação sobre plantas invasoras
O problema da poluição ambiental pelos plásticos foi também abordado, tendo sido focada a necessidade da produção de plásticos ecológicos e biodegradáveis, como alternativa aos polímeros de origem petroquímica.
Preparação de um polímero de caseína (bioplástico de leite)
A formação encontra-se acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e foi disponibilizada através do Centro de Formação "Os Templários".